Tempo de leitura: 6 minutos
As cerimônias de despedida são momentos em que amigos e familiares conseguem realizar homenagens para o ente querido. Ocasiões como essa são importantes para relembrar momentos vividos e lidar melhor com o luto e a dor da perda.
As cerimônias de despedida existem em várias culturas e religiões e são uma forma de nos ajudar a lidar com a dor profunda causada pela perda de alguém querido. Essas ocasiões permitem a reunião dos familiares e amigos próximos para prestar homenagens e lembrar os bons momentos vividos.
Logo, é importante conservar as tradições que acompanham os rituais fúnebres para que todos possam prestar suas condolências e emoções aos mais próximos. Para ajudar a passar por esses momentos, explicamos melhor o que são cerimônias de despedida e damos sugestões do que levar em uma.
O que são cerimônias de despedida?
Uma homenagem de despedida tem diversos significados. Ela é considerada um ritual que representa o encerramento da vida como algo natural, embora seja algo difícil para aqueles que ficam.
A ideia é permitir que amigos e familiares se reúnam e digam adeus ao ente perdido. Em muitas culturas, elas são feitas com festas e celebrações, enquanto há aquelas que defendem o momento como algo mais sóbrio e sério.
No Brasil, as pessoas costumam se reunir juntamente aos amigos na casa da família ou em um local ideal para oferecer a estrutura completa da despedida. Há, por fim, religiões que realizam homenagens póstumas para complementar a despedida, como a missa de 7º dia da igreja católica.
Qual é a importância do funeral?
Um velório tem importância conforme a crença de cada pessoa, pois se trata de um rito de passagem assim como uma cremação ou um sepultamento.
De modo geral, o funeral permite que as famílias e amigos possam ter um último momento com o intuito de amenizar a dor da perda do falecido. Além de ser importante para ajudar a passar pela fase de negação do luto, ele é fundamental para uma despedida do corpo carnal.
É, de fato, o último momento em que todos podem encontrar um espaço acolhedor para refletir, juntos, os momentos vividos com a pessoa falecida. Há uma troca de forças e apoio entre aqueles que compartilham o carinho e amor pela mesma pessoa.
Portanto, o funeral é uma etapa importante para que o processo de luto se inicie da melhor forma e seja possível ressignificar da melhor forma possível a partida de quem se ama.
Por que temos que nos despedir?
Quando perdemos alguém, existem cinco estágios do luto pelo qual estamos sujeitos a passar. O primeiro estágio é o de negação, momento que envolve a notícia do falecimento e as emoções iniciais relacionadas com a ausência.
A negação é uma forma de autoproteção do cérebro, para permitir que o enlutado se acostume, aos poucos, à ideia da perda e consiga lidar com a dor. No entanto, a passagem para a etapa seguinte, de aceitação parcial, é necessária para permitir a evolução total pelos estágios até a aceitação final. Para um processo saudável, precisamos nos permitir sentir tudo.
A despedida ajuda a comunicar ao cérebro e ao corpo sobre a perda. Seja qual for a sua religião, ela permite compartilhar um momento singular de vulnerabilidade com outras pessoas, e os rituais de despedida e o luto são pontos que devem ser vistos como parte do fechamento desse ciclo da vida de quem partiu.
Muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de dizer o quanto amavam ou até mesmo fazer um simples pedido de desculpas por algo em vida podem fazê-lo nesse último momento. Ainda nesse sentido, temos a importância do velório para a família, de perceber as sementes que o falecido semeou enquanto viveu.
Assim, todos aqueles que guardam um momento de sua vida para essa despedida são parte de uma história que continuará na ausência de quem partiu.
Como se despedir de um ente querido?
A despedida pode diferir em cada tipo de cerimônia. Diferentes culturas e religiões se despedem de formas diferentes, então é muito comum que existam diferenças e sejam respeitadas de acordo com o qual a importância do velório para a religião de quem partiu.
A seguir, veja como se despedir em três grandes cerimônias no Brasil e entenda também o que levar.
Catolicismo
Essa é denominada uma religião de grande força no Brasil.
Para os católicos o sepultamento é seguido diretamente do velório e todo o procedimento não costuma passar de 24h entre o falecimento até o enterro.
Uma boa forma de se despedir, mesmo não sendo católico, é comparecendo ao velório ou até mesmo na missa realizada para o falecido.
Nesses momentos cabe uma lembrança para despedida, assim você pode levar coroas de flores, uma imagem de nossa senhora ou algo que toque muito a sua história com quem partiu.
As velas estão sempre presentes, e possuem um significado de grande importância para guiar quem se foi até a “luz”.
Espiritismo
Para os espíritas, a morte é apenas mais uma etapa, por isso a despedida é focada em manter o equilíbrio. A calma é de grande importância, pois quem desencarnou pode estar assustado e leva algum tempo terreno ainda para entender que partiu.
O velório é muito semelhante ao de outras religiões, mas diferente dos católicos, os espíritas não levam flores e nem as colocam no velório, assim como anulam a presença de velas.
Fazer um discurso de despedida é a melhor opção, pois para eles não há mais nada a ser feito além das preces.
Protestantismo
Já por último, trazemos o protestantismo, para quem a morte também não é o fim. Os protestantes acreditam na passagem da alma para o céu ou para o inferno.
Nessa religião, o velório é feito geralmente na igreja ou diretamente nos cemitérios. As velas também não costumam estar presentes, mas as flores tem simbolismo forte e são uma boa opção do que levar.
Como você pode ver, existem diferentes tipos de cerimônias de despedida e até mesmo costumes distintos quanto ao que levar ou não. Se estiver cogitando algo delicado como as flores, veja quais são as 12 flores mais escolhidas para levar em um funeral.
Entregamos em até 1h coroa de flores para velórios em todo o Brasil:
- Coroa de flores em São Paulo
- Coroa de flores em Campinas
- Coroa de flores em Rio de Janeiro
- Coroa de flores em Belo Horizonte
- Coroa de flores em Recife
- Coroa de flores em Curitiba
- Coroa de flores em Brasília
Veja todas as cidades perto de você.