Tempo de leitura: 9 minutos
A perda de um ente querido é sempre um momento muito difícil e doloroso. Por isso, se você quer apoiar amigos ou familiares que estão passando por essa situação delicada, é necessário saber como ajudar uma pessoa em luto.
A morte ainda é um tabu na nossa sociedade. No entanto, é certo que todas as pessoas vão ter que passar pela experiência de perder alguém que amam em algum momento. Sendo assim, se você conhece alguém que acabou de perder um ente querido, saiba como ajudar uma pessoa em luto.
O processo de luto é doloroso, e cada pessoa vive esse momento de uma maneira única. Contudo, é comum que os indivíduos enlutados compartilhem alguns padrões de comportamento. Além disso, não há um tempo exato para a duração do luto, algumas pessoas ficam nessa situação apenas por alguns dias ou semanas, enquanto outras podem ficar de luto por alguns anos.
Portanto, é fundamental respeitar o tempo da pessoa em luto, e também é importante não julgar a forma como aquele indivíduo está vivenciando esse momento.
Continue lendo este texto para descobrir como ajudar uma pessoa em luto e saiba ainda o que não deve ser dito para quem está lidando com a perda de um ente querido.
Importância do apoio emocional durante as diferentes fases do luto
O processo de luto é dividido em 5 fases, e em cada uma delas a pessoa tende a apresentar alguns comportamentos específicos. É importante conhecer essas etapas para poder auxiliar o enlutado de uma maneira mais satisfatória. Veja a seguir quais são as fases do luto:
- Negação: nessa fase, o enlutado se recusa acreditar no que ocorreu, podendo, até mesmo, evitar falar sobre o ocorrido. É importante ter paciência com a pessoa que está vivenciando essa etapa do luto, pois logo ela vai perceber o que realmente aconteceu;
- Raiva: aqui, o enlutado fica revoltado com o ocorrido, podendo ter algumas crises nervosas e até discutir com as pessoas próximas. Quem estiver ao lado dele nesse momento precisa manter a calma e saber que esses comportamentos fazem parte do processo de luto;
- Barganha: nessa etapa, a pessoa acredita que ela pode fazer algo para reverter a situação. Se alguém próximo a você estiver na fase de barganha, acolha esse indivíduo sem julgamentos;
- Depressão: nessa fase, o enlutado se conscientiza do ocorrido e percebe que não poderá fazer nada para alterar a situação. É comum que as pessoas que estão passando por essa etapa sintam uma tristeza profunda, chorem muito e se isolem. Por isso, as pessoas próximas a ele devem se mostrar disponíveis para ajudá-lo;
- Aceitação: a última fase do processo de luto é a aceitação, onde o enlutado aceita o ocorrido e consegue seguir com a vida dele mantendo as boas lembranças de quem se foi.
Demonstrar apoio emocional em luto em todas essas fases vai ajudar o enlutado a lidar com a situação de uma maneira menos traumática, e também fazer com que ele se sinta amado e acolhido nesse momento difícil. Isso pode até mesmo contribuir para que ele passe para o processo de aceitação mais rapidamente.
Veja também: Livros para lidar com o luto: sugestões de leituras reconfortantes e inspiradoras
10 dicas para oferecer suporte prático em momentos de luto
Se você conhece alguém que acabou de perder um ente querido, confira abaixo algumas dicas de como oferecer suporte durante o período de luto, para tentar fazer com que essa fase seja menos traumática para a pessoa enlutada.
1. Ajuda nas tarefas diárias
Muitas vezes, a pessoa que está passando pelo processo de luto não tem condições de fazer algumas atividades simples, como limpar a casa, cozinhar e fazer compras no supermercado. Sendo assim, uma maneira prática de ajudar alguém que está passando por essa situação é se oferecer para realizar essas tarefas do dia a dia por algum tempo.
2. Disposição para ouvir
Quem está triste e angustiado pode se sentir mais leve e acolhido depois de conversar com outra pessoa. Por isso, uma maneira eficaz de como ajudar uma pessoa em luto é se dispondo a ouvi-la.
Contudo, nesse momento, é importante que você preste atenção no que o seu interlocutor está dizendo, sem ficar olhando o celular o tempo todo, ou se distraindo com qualquer outra coisa. Além disso, não apresse a pessoa para que ela termine de falar logo, e nem julgue aquilo que ela está dizendo.
3. Respeitar o tempo da pessoa
O tempo de luto pode variar muito de acordo com cada pessoa. Por isso, é importante que você respeite o sofrimento dela e saiba que cada indivíduo lida com os seus sentimentos de uma maneira única e particular. Além disso, quando for a hora, considerar uma homenagem póstuma pode ser reconfortante para a pessoa enlutada, como dedicar um momento para lembrar e celebrar a vida do ente querido.
4. Fazer-se presente
Mostrar para o enlutado que você está disponível para ajudá-lo no que for preciso também é uma ótima maneira de ajudar a pessoa a lidar com o luto. Isso porque, dessa forma, o indivíduo que está passando por esse momento difícil saberá que não está sozinho e que outras pessoas se importam com ele.
Você pode se fazer presente de diversas formas, como dizendo para o enlutado durante o velório que ele pode contar com a sua ajuda caso precise, ou enviando uma coroa de flores. Outra maneira de demonstrar que você está disponível é ligando ou mandando uma mensagem de texto para o indivíduo que está passando pelo processo de luto.
5. Mensagens
Uma forma de consolar e ajudar uma pessoa em luto é enviando mensagens de conforto apropriadas para essa situação. Você pode enviar a nota de falecimento junto com uma coroa de flores no velório e também através de algum aplicativo de mensagem alguns dias após a cerimônia fúnebre.
6. Convidar para almoço ou jantar
Convidar a pessoa para almoçar ou jantar também pode ser uma boa maneira de mostrar a ela o quanto você se importa e está disposto a ajudá-la.
Além disso, ao sair para almoçar ou jantar, o enlutado vai poder entrar em contato com outras pessoas e se divertir, o que pode ajudar a aliviar um pouco o peso desse momento delicado.
7. Oferecer ajuda com alguma burocracia
A perda de um ente querido envolve muitas burocracias e documentos, como a solicitação da emissão da certidão de óbito e a organização do velório e do sepultamento. Sendo assim, uma maneira de ajudar o enlutado é se oferecendo para resolver essas questões no lugar dele, contudo, para isso, será necessário providenciar uma procuração.
8. Se oferecer para cuidar dos filhos ou pets do enlutado
Caso a pessoa que está em processo de luto tenha filhos ou animais de estimação, você também pode se oferecer para cuidar deles como uma forma de ajuda. Isso porque, muitas vezes, quem está sofrendo não tem forças o suficiente para cuidar bem de outro ser vivo.
Sendo assim, ofereça-se para realizar tarefas como levar e buscar os filhos da pessoa da escola, ou levá-los para passear eventualmente. Também pode ser interessante disponibilizar o seu tempo para levar o cachorro da pessoa para passear ou levá-lo ao pet shop para ele tomar banho.
9. Incentivar a pessoa a fazer algo que ela gosta
É comum que as pessoas que estão enfrentando um período de muita tristeza acabem se isolando. Contudo, caso isso se estenda por muito tempo, esse comportamento pode ser altamente prejudicial.
Sendo assim, incentive a pessoa a fazer algumas atividades que ela gosta, como sair para dar um passeio, assistir a um filme ou ouvir música. Isso vai fazer com que o enlutado se distraia um pouco de toda a dor e sofrimento.
10. Procurar ajuda especializada caso necessário
Apesar do luto ser um processo natural, em alguns casos, é necessário procurar ajuda profissional de um psicólogo para realizar uma terapia de luto, que vai ajudar a pessoa a lidar com essa situação de uma maneira mais saudável e também a retomar o rumo da própria vida.
Alguns dos sinais de que o enlutado precisa de ajuda profissional são:
- Passa muito tempo sozinho e se recusa a ver ou a sair com outras pessoas;
- Não consegue fazer nenhuma atividade simples do dia a dia;
- Apresenta muitos sintomas depressivos;
- Tem dificuldade para dormir;
- Sente culpa pela perda do ente querido.
Veja também: 15 mensagens de conforto para quem perdeu a mãe
Como evitar frases e comportamentos insensíveis ao lidar com alguém em luto?
Além de aprender como ajudar uma pessoa em luto, também é fundamental saber o que não deve ser dito a um indivíduo que está passando por essa situação. Algumas das frases que não devem ser pronunciadas nesse momento são:
- “Você está fazendo muito drama”;
- “Bola para frente”;
- “Você não tem fé”;
- “Já está na hora de você se recuperar”.
Frases como essas só vão fazer com que a pessoa sinta mais dor, pois ela poderá acreditar que o sofrimento dela não é válido, ou que ela não é forte o suficiente para lidar com a situação. Sendo assim, não diga essas sentenças para um enlutado.
Portanto, saber oferecer algumas palavras reconfortantes ou frases de luto também pode ser reconfortante para a pessoa enlutada.
Ajudar uma pessoa em luto é fundamental para mostrar ao enlutado o quanto ele é querido e importante. Por isso, quando um amigo ou familiar perder alguém querido, tente apoiar esse indivíduo da melhor forma possível.
Para ajudar ainda mais alguém que acabou de perder um ente querido, confira o nosso guia do que fazer quando alguém morre.