Tempo de leitura: 6 minutos
Se concentrar em como fazer um velório após perder um ente querido é extremamente difícil. O momento da despedida envolve uma série de emoções complexas do luto. O planejamento envolve não só a definição de espaço para a cerimônia, mas também a administração das emoções.
Apesar do conceito de velório em si não ser algo novo, a verdade é que saber como fazer um velório ainda é um desafio para muitos.
Não falta quem fique em dúvida sobre o que fazer em um velório: quem deve fazer o discurso? É verdade que não pode sorrir? O que fazer quando o ente querido que faleceu era de religião diferente?
Mesmo que existam tantas dúvidas a respeito desse momento tão complicado, é possível aprender mais sobre a sua organização e, claro, sobre como se portar.
Aqui, você vai aprender dicas para organizar um velório e realizar uma despedida digna para a pessoa amada que, infelizmente, se foi.
O que é um velório?
Um velório é o momento durante o qual o corpo da pessoa que faleceu fica disponível para as despedidas dos seus entes queridos. O corpo em si fica dentro do caixão, sobre um suporte, normalmente com flores.
O tempo de duração do velório é variável: existem famílias que preferem que ele seja curto a fim de realizar logo o sepultamento. Por outro lado, pessoas famosas tendem a ficar muitas horas sendo veladas.
Para quem tem dúvidas sobre como é feito o velório, depende bastante: quando há um plano de assistência funerária, a empresa contratada costuma se responsabilizar por toda a organização.
Porém, quando não tem essa assistência, os responsáveis precisam entrar em contato com os cemitérios mais próximos e verificar se eles têm salas específicas para esse fim.
Como escolher o local do velório?
A cerimônia de despedida pode ser realizada na casa do falecido, nos salões de igrejas, na sala de velório do cemitério e até mesmo no hospital. O importante é que o local consiga comportar todos os convidados.
O local do velório deve ser pensado com cuidado porque, se for longe demais, é possível que muitos entes queridos não consigam comparecer.
De forma geral, o velório deve ser realizado nos cemitérios mais próximos de onde a pessoa faleceu. Se não houver uma sala ou se o plano for sepultar esse indivíduo em outra cidade, deve-se acordar o traslado do corpo com empresa especializada.
Uma forma de escolher o local do velório é analisar as possibilidades de deslocamento das pessoas que não podem faltar. Além disso, também se deve considerar se o falecido tinha ligações emocionais com aquele lugar.
Como preparar o corpo do falecido para o velório?
Quando se fala em como organizar um velório respeitoso, é claro que a preparação do corpo não pode ser esquecida.
Normalmente, é preciso contratar uma funerária para realização da tanatopraxia, que é a preparação do corpo após a morte.
Além disso, é durante a preparação do corpo que a pessoa falecida é vestida com a roupa que algum ente querido escolher.
Com relação a essa roupa, é importante que sejam peças que o indivíduo gostava de usar quando estava vivo.
Como decorar o ambiente do velório?
Descobrir como fazer um velório também diz respeito à organização da sala em que o corpo será velado. Geralmente, a decoração conta com coroas de flores para velório, que podem ser de cores diversas, de acordo com as preferências da pessoa falecida.
Há casos em que os entes queridos decidem decorar a sala de velório com itens que representem a pessoa que partiu, como a bandeira do seu time preferido.
Como convidar familiares e amigos para o velório?
Hoje, as redes sociais ajudam muito quando se quer comunicar a data e o horário de qualquer velório. Entretanto, é de bom-tom fazer uma ligação para as pessoas mais próximas ao falecido, como tios, irmãos, etc.
Como lidar com as emoções durante o velório?
Não há dúvida de que as emoções nessa ocasião podem estar exaltadas e existe uma grande preocupação com o que não falar no velório.
A verdade é que não existem assuntos proibidos quando se está velando alguém, mas é de bom-tom evitar piadas, a não ser que você saiba que elas fazem sentido para as pessoas ao redor e considerando a personalidade daquele que partiu.
O que falar na hora do velório?
Assim como existem dúvidas sobre como fazer um velório, também é muito comum questionar o que falar nessa hora, principalmente no caso da pessoa que organizou a cerimônia.
Um discurso para velório não precisa ser longo ou complexo: foque em falar sobre bons momentos com a pessoa que partiu, traga histórias marcantes e emocionantes sobre vocês.
Veja também: O que dizer aos familiares no velório?
Como lidar com os custos do velório
Além de aprender como lidar com o falecimento de um ente querido, as pessoas que perdem alguém também precisam descobrir como custear o velório.
Caso haja o pagamento de uma assistência, não é preciso se preocupar porque tudo está contemplado nas parcelas já quitadas.
Mas, se não é o seu caso e você não tem condições de arcar com um cemitério particular, há cemitérios públicos que não cobram a realização do velório.
Normalmente, as pessoas ficam focadas no luto relacionado à perda de alguém, mas a preparação de um velório também é desgastante física e emocionalmente. Por isso, não hesite em pedir ajuda e apoio de pessoas próximas e não se cobre demais.
Queremos ajudar um pouco mais: veja outras questões relacionadas ao velório em nosso guia de procedimentos após o falecimento de alguém.