Como são os velórios em outros lugares do mundo?

Tempo de leitura: 2 minutos

O costume de velar os mortos é bastante comum no Brasil, nas mais diversas religiões e crenças. A origem deste hábito – falando de modo global – não é exatamente conhecida, mas existem diversas versões históricas reforçando que o costume pode ter surgido de fato na Idade Média.

Naquele tempo, as pessoas tomavam as suas bebidas alcoólicas em recipientes feitos de estanho, metal que causa reações químicas ao entrar em contato com o álcool. Como efeito, os indivíduos podiam cair em sono profundo, como se fosse narcolepsia, e não havia como distinguir se estavam mortos ou vivos.

Para que não fossem literalmente enterrados vivos, eram deixados por várias horas deitados sobre mesas ou camas, e só então depois de confirmada a morte é que ocorria o sepultamento. Como essa vigília era feita sob a luz de velas, foi denominada velório.
Como são os velórios ao redor do mundo

O velório ao redor do mundo

Em Taiwan, os velórios são bastante curiosos e exóticos, por assim dizer. É comum que estas ocasiões tenham a presença de strippers! Este costume, que se popularizou bastante na região, virou até tema de documentário: “Dancing For The Dead: Funeral Strippers In Taiwan” conta como tudo acontece por lá. A origem deste hábito vem dos anos 1980, criada por mafiosos locais.

Na Irlanda, existe o chamado Irish Wake. Os familiares e amigos do falecido se reúnem e compartilham lembranças de quem morreu, com comida, drinks e até música, como se fosse um almoço ou jantar comum. Um livro de assinaturas é deixado disponível para as pessoas assinarem. No dia seguinte, o corpo é levado para uma missa, em que a família recebe as condolências, e em seguida ocorre o enterro.

Nas Filipinas, outro costume bastante diferente. Em Sagada, norte do país, os mortos são colocados em caixões que ficam pendurados na encosta de uma montanha, chamada por muitos de Vale do Medo ou Vale da Morte. Esta é a forma de sepultar os corpos, mas pode ser vista como um eterno velório. Este é um costume antigo, com mais de dois mil anos, e visto como sagrado.

Existem também pedidos especiais de velórios ao redor do mundo, como o do rapaz que foi velado em cima de uma motocicleta em Porto Rico e o motociclista americano que foi velado em cima de sua Harley-Davidson e assim foi transportado em uma caixa de vidro pela cidade.