Tempo de leitura: 7 minutos
Planejar o seu plano funeral e a sua despedida com antecedência é uma excelente maneira de evitar que a sua família tenha que arcar com despesas altas para organizar o seu velório e sepultamento, além de desobrigar os seus entes queridos a precisarem lidar com várias questões burocráticas enquanto estão vivenciando o luto.
Falar sobre a morte ainda é um tabu em nossa sociedade. No entanto, é preciso abordar esse assunto. Quando uma pessoa falece, é necessário lidar com várias questões burocráticas, além de ser preciso organizar uma despedida digna para quem se foi. Para evitar que os seus familiares fiquem sobrecarregados nesse momento, o ideal é contar com um plano funeral.
Esse tipo de serviço garante que uma empresa especializada vai lidar com todos os processos que envolvem a organização do velório e do sepultamento do falecido, sem que a família precise pagar nada a mais por isso.
Um velório e um sepultamento, mesmo que simples, podem custar muito caro. Em alguns casos, a cerimônia de despedida pode custar mais de R$ 10 mil. Sendo assim, se você não quer que os seus familiares tenham que arcar com essa despesa em um momento tão difícil, continue a leitura para entender melhor como funciona um plano funeral.
O que é um plano funeral?
O plano funeral é um serviço que garante a organização de um velório ou de um sepultamento, e que também cobre as despesas desses dois eventos fúnebres. Alguns planos ainda ajudam a família do falecido a lidar com as questões burocráticas que envolvem o falecimento de qualquer pessoa, como a emissão de certidão de óbito, a guia de sepultamento e o cancelamento do CPF da pessoa falecida.
Há ainda alguns planos funerários que oferecem auxílio psicológico e assistência jurídica aos familiares do falecido, como os documentos para enterrar uma pessoa. É possível encontrar diversas opções de planos funerais no mercado, cada uma oferecendo uma determinada lista de serviços.
Além disso, os planos funerários também oferecem coberturas distintas, o que impactará diretamente no nível da despedida fúnebre. Quem escolher uma cobertura menor terá um funeral mais simples, enquanto aqueles que optarem por uma cobertura maior terão um velório e um sepultamento mais luxuoso.
Veja também: Quanto custa uma coroa de flores para velórios?
Como funciona um plano funeral?
Se você quer descobrir como funciona um plano funeral, saiba que esse tipo de serviço é muito simples. Para adquirir um plano basta entrar em contato com uma empresa que oferece esse tipo de serviço, como algumas seguradoras, por exemplo, e analisar os serviços e coberturas disponíveis.
Na maioria dos casos, você pode planejar previamente o seu funeral, escolhendo aspectos como:
- Local do enterro;
- Tipo de caixão;
- Estilo das coroas de flores;
- Itens de decoração da sala de velório.
Quem planeja previamente os detalhes do funeral consegue tirar um peso ainda maior dos entes queridos. Isso porque eles não vão precisar ficar pensando nisso quando estiverem passando pelo período de luto.
Depois que você contratar o plano, será necessário pagar as parcelas pelo tempo determinado em contrato, ou fazer um pagamento único, caso essa tenha sido a sua escolha.
Após o titular do plano funerário falecer, um familiar deverá entrar em contato com a empresa responsável pelo serviço para informar o ocorrido. Depois que for notificada, a seguradora vai tomar as providências necessárias para organizar a despedida fúnebre do finado.
Quais são os tipos de plano funeral?
Há duas modalidades principais de plano funeral. A primeira é a individual, que conta com apenas um titular. Já o outro tipo é o familiar, contudo, a quantidade de dependentes que pode ser colocada nesse plano varia de acordo com cada empresa.
Sendo assim, na hora de escolher um plano funeral adequado, é necessário levar em consideração qual é a melhor modalidade para você e para a sua família, a individual ou a familiar.
Qual é a diferença entre plano funeral, auxílio funeral e seguro de vida?
O auxílio funeral também costuma ser um serviço muito contratado pelos brasileiros. No entanto, a principal diferença entre essa proteção e o plano funeral é que os familiares de quem contrata o auxílio precisam lidar com as questões burocráticas e organizar as cerimônias fúnebres sozinhos.
Além disso, nesse caso, os familiares do finado precisam arcar inicialmente com os gastos referentes a esses eventos. Somente após o velório e o sepultamento é que a família do falecido poderá entrar em contato com a empresa responsável pelo auxílio funeral para solicitar o reembolso das despesas.
A diferença entre plano funeral e seguro de vida é que o primeiro é um serviço que visa organizar todo o velório e sepultamento do falecido, além de arcar com as despesas referentes a esses eventos.
Já o seguro de vida é uma proteção que a pessoa contrata para que os seus familiares possam receber uma indenização para conseguirem continuar pagando as contas, caso ele não possa mais prover para os seus dependentes.
Veja também: Dívida de falecido: quem paga as contas após falecimento?
Quais são os benefícios de obter um plano funerário?
Existem diversas vantagens de ter um plano funeral, sendo que a principal delas é evitar que a sua família tenha que gastar muito para dar a você uma despedida fúnebre digna e honrosa. Outro benefício muito relevante é evitar que os seus entes queridos precisem decidir os detalhes do funeral no momento de luto.
Outros benefícios de ter um plano funeral são:
- Poder planejar o seu próprio velório;
- Garantir que a sua família receba ajuda para ligar com as questões burocráticas envolvidas no falecimento de uma pessoa;
- Dependendo do plano que você escolher, assegurar que os seus entes queridos tenham apoio psicológico no momento do luto.
Como escolher o melhor plano funeral?
Na hora de escolher um plano funeral é fundamental que você analise vários fatores, sendo que um dos principais é a reputação da empresa que está oferecendo esse serviço. Dessa forma, será possível garantir que aquela seguradora realmente vai cumprir com o que está determinado no contrato quando for necessário.
Além disso, é essencial analisar os serviços e as coberturas oferecidas pela empresa do plano funeral, para saber se ela tem condições de oferecer o tipo de cerimônia fúnebre que você deseja.
Outro fator que também deve ser levado em consideração é a rede credenciada da empresa, e também se ela opera em todas as cidades do seu estado ou em todo o Brasil. Isso pode ser bastante útil para quem pensa em se mudar após se aposentar.
Agora que você já sabe o que é plano funerário e quais são todos os benefícios desse serviço, aproveite para conferir o nosso guia do que fazer quando alguém morre, para que você saiba exatamente quais procedimentos devem ser tomados após o falecimento de uma pessoa no Brasil.
Conte com a Laços Para Sempre, uma empresa que valoriza a importância das cerimônias de despedida e está aqui para oferecer apoio e assistência em momentos difíceis.