Necroturismo: o que é e como funciona o turismo em cemitérios

Tempo de leitura: 6 minutos

Necroturismo é a prática de visitar os cemitérios para conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura de determinadas regiões e, em alguns casos, para visitar túmulos de pessoas famosas

Apesar de os cemitérios serem locais associados ao luto e à tristeza, é comum encontrar necrópoles que abrigam verdadeiras obras de arte, que podem ser tanto estátuas usadas para decorar o local quanto os próprios túmulos encontrados lá. 

O necroturismo tem se tornado cada vez mais conhecido no Brasil e no mundo. Porém, a ideia de visitar voluntariamente um cemitério pode parecer estranha para muitos. No Brasil, ainda o associamos predominantemente a enterros e velórios, sendo comum a visita em dias específicos, como no Dia de Finados, para prestar homenagens e deixar flores em algum túmulo.

No entanto, os locais de sepultamento carregam consigo uma riqueza artística e histórica que se revela durante visitas turísticas. Em sintonia com as tendências, diversos cemitérios decidiram investir em artefatos artísticos e áreas verdes.

Conheça mais sobre esse curioso tipo de turismo e descubra alguns dos cemitérios mais procurados no Brasil.

Boa leitura!

O que é o Necroturismo?

O necroturismo, ou turismo em cemitérios, é uma prática que se mantém ao longo do tempo devido aos elementos artísticos e históricos presentes nesses ambientes. No entanto, somente na década de 1980, essa atividade passou a ser objeto de estudo no meio acadêmico.

Dessa forma, o lazer em cemitérios pode agradar aqueles que gostam de arte, história e museus.

Existem diferentes tipos de cemitérios, alguns possuem artigos de arte sacra, já outros abrigam áreas verdes extensas — os chamados cemitérios parques.

Como funciona o turismo em cemitérios?

O necroturismo funciona como qualquer outro tipo de turismo, ou seja, o turista vai até o cemitério com o intuito de observar a arquitetura do local, o design dos túmulos e as obras de arte.

Algumas necrópoles, como é o caso do Cemitério da Consolação em São Paulo, organizam passeios para que as pessoas interessadas no necroturismo possam conhecer o local de uma maneira mais detalhada. 

Veja também: 10 Cemitérios Particulares em São Paulo: conheça cada um deles 

Quais os cemitérios mais visitados do Brasil?

Se você se interessa por arte ou história e ficou intrigado com o necroturismo, descubra a seguir quais são as necrópoles mais frequentadas no Brasil.

1. Cemitério da Consolação, em São Paulo 

O Cemitério da Consolação, inaugurado em 1858, é o mais antigo da cidade de São Paulo. Localizado no centro, na região da Consolação, foi influenciado pelos princípios da medicina higienista, visando prevenir doenças na época. Com o crescimento econômico da cidade, especialmente devido à cafeicultura, o cemitério incorporou obras de arte para adornar os túmulos. Muitas dessas obras são esculturas de renomados artistas, como Brecheret. 

O ambiente é arborizado, proporcionando uma atmosfera mais aconchegante e relaxante. Além disso, o Cemitério da Consolação abriga os túmulos de grandes nomes da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Ramos de Azevedo.

2. Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro

Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o Cemitério São João Batista possui mais de 65 mil corpos sepultados e apresenta belas esculturas, conferindo um caráter artístico às sepulturas.

O local abriga as criptas da Academia Brasileira de Letras, fundada por Machado de Assis e outros expoentes da literatura brasileira. Conhecido como o “cemitério das estrelas”, reúne personalidades como Tom Jobim, Santos Dumont e Luís Carlos Prestes. 

3. Panteão dos Inconfidentes, em Ouro Preto

Fundado em 1942, o Panteão dos Inconfidentes tem uma significativa importância histórica e cultural para a política brasileira. Criado especificamente em 21 de abril, data da sentença condenatória de Tiradentes, o local abriga os túmulos de 16 inconfidentes. 

Além de ser um cemitério, o Panteão é considerado um museu, exibindo mobiliários de época. No entanto, algumas áreas vazias provocam questionamentos, e a administração do museu explica a dificuldade em coletar mais informações sobre os movimentos políticos da época.

Quais são os cemitérios mais famosos do mundo? 

Agora que você já conhece algumas das necrópoles mais famosas do Brasil, confira quais são os cemitérios mais visitados do mundo.

1. Père-Lachaise

Esse é o maior cemitério de Paris e também um dos principais pontos turísticos da capital francesa. Inaugurado em 1804, por ordem de Napoleão Bonaparte, o Père-Lachaise foi o primeiro cemitério laico da França. 

Nesse local estão enterradas várias pessoas importantes, cujos túmulos atraem milhares de visitantes todos os anos, como o escritor Balzac e o propagador da doutrina espírita Allan Kardec. 

2. Cemitério da Recoleta

Localizado em Buenos Aires, capital da Argentina, o Cemitério da Recoleta pode ser descrito como um museu a céu aberto, visto que abriga várias obras de arte e ainda conta com túmulos imponentes.

A arquitetura dessa necrópole mistura elementos do estilo gótico e de Art Déco, deixando o local com estilo único e marcante. No Cemitério da Recoleta estão enterradas personalidades marcantes da Argentina, como a ex-primeira dama do país Evita Perón, também conhecida como a mãe dos pobres.

3. Cemitério de Warstone Lane

Classificado como um local de interesse histórico pela English Heritage, o Warstone Lee, localizado em Birmingham, na Inglaterra, é um dos cemitérios mais famosos do mundo.

O local foi inaugurado no século XIX, para receber fiéis da igreja anglicana. Essa necrópole possui um estilo gótico marcante e ainda conta com catacumbas escavadas diretamente em uma rocha de arenito. 

Veja também: Conheça alguns dos cemitérios mais famosos do mundo 

Por que visitar cemitérios?

O principal intuito de visitar os cemitérios é explorar o patrimônio artístico e cultural de determinada cidade e país.

As representações artísticas e a conexão com a natureza dentro dos cemitérios conseguem criar uma atmosfera de tranquilidade, embora também possam causar desconforto. No entanto, a visita a um cemitério pode se revelar uma atividade profundamente enriquecedora quando se trata de apreciar arte e compreender a história.

A facilidade em frequentar locais de sepultamento está intimamente ligada à maneira como as pessoas encaram a morte. Para uma compreensão mais aprofundada, conheça o conceito de Memento Mori, uma reflexão filosófica sobre esse tema.

Vale destacar que cemitérios com áreas verdes proporcionam espaços ideais para passeios em família, contribuindo para desmistificar a concepção de que cemitérios são ambientes sombrios e desagradáveis.

Agora que você já sabe o que é necroturismo, que tal visitar algum dos cemitérios mais famosos no Brasil e no mundo na sua próxima viagem?

Caso você queira também se aprofundar no tema do luto, ou ajudar alguém que está enfrentando a perda de um ente querido, confira o nosso guia de o que fazer quando alguém morre.