O que levar em velório de bebê recém-nascido

O que levar em velório de bebê recém-nascido

Tempo de leitura: 7 minutos

O velório de um bebê recém-nascido é inimaginavelmente doloroso. Demonstrar apoio aos pais em um momento tão devastador é importante, mas pode ser desafiador.

Quando um recém-nascido vem a falecer, certamente a tristeza dominará as emoções dos pais e de todos aqueles que eram próximos da família. Perder um ente querido já é doloroso, mas um bebê ainda traz, na perda, todas as possibilidades de uma vida que infelizmente não se concretizaram.

A morte é compreendida de diferentes formas pelas religiões e culturas, sendo que muitas delas têm pontos em comum. Independente da forma como a morte é interpretada, é fato que aquela vida que partiu era importante e merece receber uma homenagem solene. 

Para te ajudar neste momento de perda, listamos 9 opções de flores e itens para você levar ao velório de um bebê recém-nascido. Confira! 

Existe velório de bebê recém-nascido?

O velório de bebê recém-nascido existe e não é muito diferente do velório convencional. O funeral de um recém-nascido costuma permear a cabeça das pessoas como algo que desafia as leis da natureza.

Afinal, na ordem natural das coisas, os seres humanos nascem, crescem e se desenvolvem, para depois partir desse plano. 

Entretanto, a vida é cheia de imprevistos e foge do controle de todos. Enfrentar esse período tende a ser um grande desafio, mas realizar uma linda homenagem pode ajudar no momento da despedida — mesmo que minimamente. 

Procedimentos para enterro de natimorto

O atestado de óbito é um dos primeiros passos para conseguir fazer os procedimentos para enterro do natimorto. 

Assim como em velórios de pessoas adultas, para enterrar bebês natimortos é necessário fazer a emissão do atestado de óbito assinado por um médico ou, na falta do especialista, duas testemunhas que irão ao cartório. 

Este documento deve ser emitido para todos os recém-nascidos que vieram a óbito, enquanto a certidão de nascimento é destinada apenas para os bebês de 500g ou mais.

Mesmo que seja permitido emitir a certidão de nascimento, a maioria dos cartórios não libera a escolha do nome da criança. Dessa forma, o nome do recém-nascido não estará presente na lápide.

Tudo isso pode ser complexo e desgastante para a família, em um momento de tanta tristeza, mas, infelizmente, são leis. Por outro lado, nada disso diminui a importância que aquela vida teve e sempre terá no coração de todos os entes queridos.  

O seguro funeral cobre esse tipo de velório?

Se você tem um seguro de vida, seja individual ou familiar, saiba que isso poderá ajudar com a burocracia do sepultamento. Caso você já tenha incluído o(a) bebê que veio a falecer no seguro, terá direito a receber uma indenização.

Para isso, é preciso entrar em contato com a seguradora e verificar a cobertura do seu seguro.  

De toda forma, a maioria das apólices do seguro possuem o auxílio-funeral, para ajudar com as despesas do velório de bebê recém-nascido. Assim, mesmo se a criança não estiver inserida na apólice, com esse auxílio, você não será pego desprevenido. 

O que levar em um velório de recém-nascido?

Quando se trata de velório de recém-nascido, a dica é levar flores delicadas e que passem a sensação de leveza e pureza. Isso ajuda a deixar o ambiente calmo e manter viva a lembrança daquela vida que partiu muito cedo.

Veja a seguir as melhores opções de coroas de flores e outros objetos para levar no funeral de recém-nascido!

Gérbera  

A Gérbera é uma das flores mais utilizadas para compor a coroa de flores em velório de bebê recém-nascido. Ela pertence à mesma família de espécies do Girassol, por isso é possível notar semelhanças entre si. 

São flores alegres e delicadas, que simbolizam os recomeços. Portanto, é uma excelente opção para representar a passagem entre a vida e a morte, de uma forma serena e acolhedora. 

Lírio

A flor lírio é delicada e bela, expressando amor, doçura e zelo. Devido ao seu significado, ela é utilizada em coroas de flores nos velórios de recém-nascido, crianças e também de idosos. Sempre representando a pureza, a verdade e a inocência que carregavam consigo. 

Copo-de-Leite

Uma linda flor para manter em cultivo, a Copo-de-Leite Branca também é uma bela escolha para levar ao velório. Afinal, sua tonalidade expressa as sensações de paz e calmaria, necessárias em períodos de perda, como em casos de funeral de recém-nascido. 

Outros simbolismos da flor copo-de-leite são a felicidade, prosperidade e conexão com a espiritualidade. 

Margarida

A margarida não é muito popular em velórios, mas é uma excelente opção para quem deseja inovar e fugir das escolhas comuns. O significado dessa flor está ligado à inocência e pureza, por isso, pode ser escolhida para compor a coroa de flores em funeral de recém-nascido. 

Rosa Branca

A Rosa Branca é comumente utilizada em velórios de qualquer idade, devido a sua cor que transmite calma, paz e harmonia.

Para o velório de bebês e jovens, ela vai trazer a sensação de pureza e tranquilidade, sendo uma linda opção para prestar uma homenagem que sempre vai permanecer na memória

Lisianto

O Lisianto é uma flor popular em casamentos e está ligada à ideia de união matrimonial. Ainda assim, é uma ótima escolha para velórios de bebês, crianças ou jovens. Afinal, é uma flor elegante, delicada e composta de tonalidades que transmitem paz e conexão com a espiritualidade. 

A flor Lisianto predileta da maioria é a lilás, que pode ser totalmente violeta ou com uma mescla de tons brancos e roxos. Essa composição de cores oferece ao ambiente tranquilidade, purificação e harmonia. Assim, deixando o ambiente do velório sereno e leve. 

Cravo Branco

O cravo banco é uma flor que chama atenção pelo seu tamanho e volume. Sua cor transmite sensações de tranquilidade e calmaria, ideal para levar a um velório.

Além disso, o significado dessa flor está associado ao amor puro e a inocência, presentes em todas as crianças e recém-nascidos.  

Bichos de pelúcia

Os bichos de pelúcia são símbolos clássicos da infância. A ideia é transmitir a leveza e a pureza desses brinquedos na homenagem, enviando essas energias com o bebê para o além-vida. 

Velas

Assim como as flores, as velas possuem diversos simbolismos em homenagens fúnebres. Em algumas crenças, elas são consideradas o símbolo da ligação entre pessoas e anjos, e na cor branca, por exemplo, simbolizam a pureza.

Por isso, levar velas para um velório é uma forma delicada de se despedir.

Como lidar com o velório de um recém-nascido? 

Velórios são sempre carregados de tristeza, mas é fato que quando se trata da perda de um bebê ou criança, todo mundo é pego de surpresa, o que pode tornar a situação ainda mais complicada.

Nesses momentos, é fundamental se permitir sentir a partida do ente querido e ter paciência para superar a dor. 

Em um primeiro momento, é comum negar a situação ou até mesmo ficar com raiva, mas depois de um período de maior tristeza, é possível aceitar a perda.

Se quiser saber mais sobre como enfrentar a partida de um ente querido, confira nosso artigo sobre como suportar a ausência.