Tempo de leitura: 1 minuto
“obituarista
substantivo de dois gêneros
1.aquele que registra óbitos.
2.redator encarregado do obituário.”
Essa é a definição da palavra obituarista no dicionário. Mas, afinal, o que faz de fato um obituarista e qual a importância dos seus registros? Você sabe quais são as atribuições dele?
Obituaristas: o que fazem?
Você já deve ter visto em jornais impressos e também em publicações online uma sessão dedicada a registrar os falecimentos recentes de pessoas, famosas ou não. Em alguns veículos essa parte pode receber o nome de obituário, mas também outras denominações, como Aviso de Morte, Aviso de Missa, ou outros termos relacionados. Os obituários podem ter estilos diferentes, mas normalmente se baseiam ou no modelo utilizado no exterior, em que detalhes interessantes da vida do falecido são levantados, ou na notícia do falecimento com suas causas (como “faleceu em decorrência de um câncer o Sr. José da Silva, aos 81 anos. Deixa esposa, dois filhos e quatro netos.”).
Os obituaristas, então, são os profissionais que fazem tais anúncios, utilizando as técnicas jornalísticas específicas para este fim, seja por meio de investigação, seja por meio de material enviado pela família.
Existem obituários famosos no mundo todo, como é o caso da sessão do jornal americano New York Times. Uma de suas obituaristas mais famosas, a jornalista e escritora Margalit Fox, entrou para o jornal em 2004 e se aposentou em 2018, tendo contado a história de mais de 1.400 pessoas falecidas.
Fox ficou conhecida no mundo todo por conta do seu estilo de escrita, que saía do formato tradicional. Segundo palavras da jornalista, “a escrita de um obituário envolve resolver o mistério de como uma vida foi vivida”.